Arquitetura sustentável: tendência da Feira de Milão 2022

Sendo tema do Salão do Móvel de Milão, epicentro da mais influente semana internacional de design do mundo, a arquitetura sustentável veio como uma forma de reflexão para a construção de um futuro menos cinzento.

A proposta de enaltecer o lar e a preservação dos recursos naturais foram fatores determinantes deste evento que trouxe tendências cada vez mais voltadas para o reaproveitamento.

Parte disso se deu pela crença da presidente do Salão, Maria Porro, que afirma que todo o setor deveria passar a pensar mais em soluções de arquitetura sustentável, a fim de mudar os rumos de nossas metrópoles.

Abaixo, você confere as principais tendências e alguns projetos de arquitetura sustentável que chamaram a atenção na Feira de Milão 2022.

Os principais destaques de arquitetura sustentável da Feira de Milão 2022

A Feira de Milão 2022 trouxe iniciativas e novas tecnologias em prol da responsabilidade ambiental. 

Lançamentos com apelo para a arquitetura sustentável, por exemplo, foram novidades apresentadas por designers, marcas e empresas do setor.

Design com Natureza

Dentre os projetos destaques no quesito arquitetura sustentável, podemos citar a mostra Design with Nature.

Com a finalidade de incentivar uma análise sobre o futuro, essa mostra apresentou uma série de aspectos relacionados à ética, circularidade, arquitetura participativa e regeneração urbana.

Com curadoria do arquiteto Mario Cucinella, a exposição enfatizou que a educação ambiental é a chave para a preservação.

Dessa forma, ampliando a conscientização acerca do papel de arquitetos e designers na transformação de espaços explorando a arquitetura sustentável.

Segunda chance

A reutilização de matéria-prima é o que compõe o ponto forte da coleção de azulejos Forite, criação do Studio Plastique em parceria com o famoso estúdio Snøhetta e Fornace Brioni. 

Feitos com vidro encontrado em geladeiras, fornos e micro-ondas descartados, os revestimentos surgem como uma proposta para lidar com a escassez de silicatos e reduzir o lixo eletrônico. 

Vida nova

A busca por alternativas de arquitetura sustentável não ficou restrita aos lançamentos.

A B&B Italia, por exemplo, apresentou a reedição comemorativa de 50 anos da coleção Le Bambole, de Mario Bellini. 

Este ano, as peças dessa coleção passaram por uma reformulação completa na estrutura e nos materiais utilizados, o que aumentou o índice de reciclagem do móvel para 80%. 

Isto é, uma taxa de 63% a mais que no projeto inicial, que não passava de 17%. 

Para atingir esse índice, foi necessário usar plástico e espumas recicladas nos móveis.

Sempre dá para reaproveitar

Bem como as principais tendências da Feira de Milão 2022, a Garimpo Home também traz na bagagem o apelo para a arquitetura sustentável, incentivando o reaproveitamento e a preservação dos recursos naturais.

Não à toa, que grande parte do acervo da marca confere itens seminovos e usados, porém, em excelente estado de conservação, que podem perfeitamente compor a decoração de quem busca ambientes com arquitetura sustentável.

Dessa maneira, você não só garante a preservação dos nossos recursos, como também peças exclusivas para a sua casa.

Visite nossa loja virtual e conte com a ajuda de especialistas em arquitetura sustentável.

Fonte da Imagem: Facebook Feira De Milão 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, aqui é o Caio, arquiteto da Garimpo. Posso ajudar?

Menu