Sérgio Rodrigues e a bela identidade brasileira de suas criações

Sérgio Rodrigues

Sérgio Rodrigues é uma personalidade de grande importância na história do design e da arquitetura moderna brasileira.

Com o auge de sua carreira entre as décadas de cinquenta e sessenta, o arquiteto idealizou peças que traduzem perfeitamente a identidade do Brasil. 

Especialmente, por meio dos materiais empregados, que conseguem resgatar o espírito da mobília tradicional e também aspectos do Brasil indígena.

Dentre as peças mais emblemáticas do designer Sérgio Rodrigues, estão: o Banco Mucki, a Banqueta Mocho, a Cadeira Katita, o Banco Aero, a Poltrona Diz e a Poltrona Mole.

As principais características do arquiteto Sérgio Rodrigues

Como diria Fernando Mendes: “Sérgio Rodrigues cria com a alegria de uma criança, suas peças são brinquedos para gente grande”.

Sérgio Rodrigues acreditava que os móveis deveriam refletir a cultura de sua origem e proporcionar o conforto adequado ao clima e ao jeito mais descontraído de viver.

A diversidade de suas obras é evidenciada na habilidade de entender a necessidade de cada espaço arquitetônico e projetar a partir dos recursos disponíveis em cada ocasião, entregando um mobiliário com graça e alma.

Dentre as principais características dos móveis do designer, se destacavam:

  • Arte em madeira;
  • Formas torneadas e generosas;
  • Designs inovadores e criativos;
  • Representatividade da cultura brasileira – sendo este, o principal motivo de seu renome.

Inclusive, com a soma de todos esses conceitos, a poltrona Mole, criada em 1957, é uma das mais importantes obras do século 20, responsável por projetar o Brasil no cenário mundial de design.

As obras de Sérgio Rodrigues nos dias de hoje

Durante sua carreira, Sérgio Rodrigues criou cerca de 1.200 modelos que equiparam palácios, repartições governamentais, representações diplomáticas, hotéis, teatros, empresas e residências. 

Mais recentemente, em 2014, ano em que Sérgio Rodrigues completou 60 anos de carreira, sua trajetória foi revisitada em uma exposição comemorativa realizada pela Dpot.

Mas ao longo dos anos, desde a década de sessenta até os dias atuais, os móveis de Sérgio Rodrigues têm se tornado cada vez mais visados por colecionadores e pessoas que buscam exclusividade para o próprio lar.

Não à toa que a raridade de suas peças e a durabilidade e resistência dos materiais empregados saltam aos olhos de toda e qualquer pessoa que enxergue o valor atribuído a tais designs autorais.

Caso você tenha interesse em adquirir uma peça de Sérgio Rodrigues ou de outros artistas brasileiros de renome, visite a plataforma da Garimpo Home, o melhor lugar para comprar e vender móveis históricos na internet.

Lá você irá encontrar uma seleção de móveis, tanto de Sérgio Rodrigues quanto de outros artistas, em excelente estado de conservação e devidamente avaliados por um arquiteto.

Além, é claro, de grandes oportunidades de negócio, tendo entrega garantida em todo o Brasil e devolução gratuita em até 7 dias.

Essa é a sua chance de aumentar a sua coleção ou simplesmente obter um item de tamanha raridade para a sua residência ou escritório.

Fale com um especialista agora mesmo e compre móveis de Sérgio Rodrigues on-line.

Fonte da imagem: Viva Decora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, aqui é o Caio, arquiteto da Garimpo. Posso ajudar?

Menu